sábado, 2 de setembro de 2017

Duzentão

O que fazer com R$ 200.000,00? Essa é a pergunta que faço a vocês hoje. Preciso de opiniões sobre o que devo fazer com 200 conto, tenho algumas regras:

1- Esse dinheiro deve render fluxo de caixa periódico
2- As aplicações devem ser de baixo risco
3- Não poderá ser investido em imóvel físico
4- Se você sugerir FIIs, cite quais os papéis e qual distribuição você faria

É verdade, tenho 200tão pra investir e quero a opinião dos leitores de como faze-lo. Prometo fazer um post sobre o como esse dinheiro veio parar na minha mão (spoiler: na verdade é um reinvestimento, não dinheiro novo porém tem uma história legal em volta dele) e como finalmente investi. Óbvio que tomarei minhas próprias decisões de investimento mas com esse post consigo várias coisas: opinião de quem manja dos paranauê, exercitar a mente investidora dos leitores, abrir espaço para discussão sobre investimentos, etc.

Vamos lá, jogue seus palpites nos comentários. Abraço!

103 comentários:

  1. Não é recomendação, é o que eu faria:

    Compraria um imóvel de leilão, reformaria e deixaria alugado até decidir vender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 3- Não poderá ser investido em imóvel físico

      Não quero mais um imóvel, entende?

      Excluir
    2. Legal CF.
      Vc jja tem o locatario ou o Corey vai ter q ficar pagando condominio ate achar um?

      Excluir
    3. O mal do brasileiro sempre foi interpretação de textos.
      Pouca leitura e quando existe, não se presta atenção ao que foi escrito.
      Se num post curto desse dá nisto, imagina o SoulSurfer com aqueles textão ? Aff...

      Excluir
    4. O plural tampouco é respeitado pelo brasileiro : "... com aqueles textão "

      Excluir
    5. Poney Investidor,
      Se você fosse tão esperto não teria perdido 80 mil reais fazendo all in em uma ação.

      Talvez tenha interpretado mal o material que usou pra aprender a investir.

      Mesmo assim obrigado pela lição.

      Excluir
    6. Investidor Mineiro,
      Infelizmente não tenho locatário pra indicar, ele teria que buscar um se fosse o caso, dado que o novo proprietário tem que arcar com o condomínio a partir da compra.

      Ainda bem que a maioria das pessoas pensa como você e vê coisas simples como enormes empecilhos no investimento imobiliário.

      Excluir
    7. A questão de perder 80 mil não é de esperteza, daí agora vc novamente não interpretou meu post direito onde contei o que aconteceu !
      E qual o problema de perder 80 ? Nenhum !
      O dinheiro é meu, perdi sabendo o que estava fazendo e a operação não deu certo. Achar que quem está na bolsa só colhe histórias de sucesso é ser bem inocente.
      Os grandes traders QUEBRARAM no mínimo 1 vez, e eu que nem sou grande, nem quebrar quebrei.
      Boa tentativa jovem de me atacar em resposta ao meu comentário.

      Excluir
    8. O problema de perder 80 mil reais fazendo all in em uma ação é que você provavelmente só consegue interpretar textos dos almanaques que lê.

      Excluir
  2. Acabo de chegar da noite e me deparo com esse post do submundo financeiro. Permita-me, com a devida vênia, fazer algumas recomendações.

    Fluxo de caixa periódico? Precisaria especificar o período, se mensal, semestral ou anual. Já que citou FIIs, partirei da premissa que é mensal.

    GRLV11: todos os FII subiram bastante desde o impeachment, o mercado não tá barato, o ideal agora é ser conservador e não aportar no que subiu muito - a maioria. Ele subiu de janeiro de 2016 pra cá "apenas" 30% e tem pago um yield em torno de 0,7% a.m. Ainda negocia com deságio em relação ao valor patrimonial, traduzindo, a cota vale 1040 enquanto o imóvel vale 1090. Métrica imperfeita, mas tem lá seus predicados. Contratos sólidos, fundo bem administrado.

    RNGO11: Subiu "apenas" 37% de lá pra cá. Um pouco abaixo da média do mercado - 50% -, mas ainda significativo. Cota negociando o mesmo do valor patrimonial. Reduziu a vacância recentemente. Yield de 0,6% a.m.

    JSRE11: Subiu 20% de lá pra cá, bem abaixo do mercado, adimplência de 100% em seus instrumentos de renda fixa, é um fundo praticamente de papel, diferentemente dos anteriores. Meio que uma caixa preta de difícil análise qualitativa. Bem administrado até aqui. Sugiro cautela. VP = cota. Yield 0,7% a.m. Nada mal.

    CTXT11: Vacância baixíssima. Subiu em linha com o mercado, 50%. Talvez justifique pela vacância e seu yield alto em torno de 0,8% a.m. Tá negociando a cota cerca de 25% acima do seu valor patrimonial, ruim nesse ponto. Não iria com tanta sede ao pote.

    Então qual seria minha estratégia? Aportar 50 mil em cada? Colocaria 10 em cada no primeiro mês e o resto na poupança. A velhinha continua pagando seus 0,5% a.m. + TR, o que dá uns 0,51% a.m rs. E a inflação? Ela está baixa este ano, seu dinheiro não será corroído nos próximos 6 meses.

    Vai sentindo o mercado, quem sabe outros fundos bons não se mostrem atraentes daqui a pouco e daí só retirar da poupança, pensei em citar o KNRI11, só que ele está num processo de diluição agora e subiu 50%, embora tenha um yield de 0,6% a.m. e a cota esteja próxima do VP. Gosto do FIIP11B também, subiu 50%. BNFS11 subiu "apenas" 37%, mas negocia bem acima do VP - ruim -, devido provavelmente aos seus bons contratos atípicos.

    A verdade é que o mercado não está pra peixe e as incertezas são grandes. Tanto aqui quanto lá fora. Se você tivesse recebido essa grana um ano e meio atrás, compraria qualquer coisa de olhos fechados e se daria bem.

    Boa sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente explanação, muito obrigado!

      Excluir
    2. Sobre a periodicidade, dou preferência para mensal porém não necessariamente.

      Excluir
    3. Pra atualizar, estou pesquisando suas sugestões, algumas serão encarteiradas.

      Excluir
  3. Corey, se for pra fiis compra fundos de fundos. Eu gostava muito do BPFF, FIXX e também do BRCR e KNRI.

    Pra ter um bom fluxo de caixa e diminuir seus riscos eu pegaria 8 grandes fiis e colocaria 25k em cada. Além desses 4 que falei cata mais 4 que sejam grandes e diversificados. Vc vai ganhar uns 1200-1400 por mês de proventos com essa estratégia, limpinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fundos de fundos... não sei, rsrs! Valeu!

      Excluir
    2. Olha o historico e a carteira do BPFF, a taxa é bem baixa, e o histórico dele tanto de cotação quanto de rendimentos são bons. Eu também não gostava, mas é confortável e diversificado. Tudo vai depender do quanto vc quer se preocupar com esse dinheiro e do quanto quer estudar a mais pra ganhar alguns trocados a mais. Não vale a pena amigo. No site do BPFF tem a carteira dele no relatório.

      Excluir
    3. Frugal permita comentários de anônimos em seu blog.

      Excluir
    4. Vou pesquisa-lo, Frugal. Não costumo ser talibã qd assunto é investimento, posso ter pé atrás mas quem sabe...

      Excluir
  4. Fala Corey,

    Sem delongas e atendendo todos os requisitos, ressalto que fiz um movimento igual a esse recentemente(vendi um app de 300k), no seu caso iria de:

    1.
    Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais 2050 (NTNB)
    Aporte: 180 mil reais
    Justificativa: Interessante, pois o rendimento serve para complementar sua renda, visto o pagamento de juros semestrais. Risco soberano e proteção da inflação, ganho real girando aos 5%.

    2. Bitcoins e Litecoins (50% e 50%)
    Aporte: 10k e 10k
    Justificativa: Aqui foge dos requisitos, mas considero uma exposição a risco aceitável. Não vai ter retornos periódicos (dinheiro pingando), mas pode promover um ganho exponencial, enquanto que as perdas são controladas e conhecidas. Aí depende do seu apetite a risco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante, conservador e arrojado ao mesmo tempo porém de forma racional. Valeu!

      Excluir
    2. Fala Corey!

      Eu sugeriria essa estratégia do anônimo. Ela atende suas premissas e ainda adiciona uma pitada de agressividade. Vai bem ao estilo Nassim Taleb

      Ou talvez uma alocação 50/50 entre fiis e ntn-b. Mas aí aumenta o risco...Precisaria fazer as contas para ver se compensa o aumento do risco


      Abraços!


      Excluir
    3. Mas bitcoin atende o requisito baixo risco?

      Excluir
    4. "Mas bitcoin atende o requisito baixo risco?" - de maneira alguma, mas acho que a sugestão é mais pra colocar uma pitada de risco (com potencial retorno) em algo bem conservador, até faz sentido dentro do contexto.

      Excluir
    5. Fala Corey, blz?
      Nesse caso, darei uma sugestao para vc acompanhar, mas nao recomendacao de compra.
      FIBR3.
      Eu tinha intencao de entrar com 100k a R$38.xx.
      Entrei um pouco depois com um pouco menos...
      Estou falando para acompanhar e o motivo venho te falar em alguns meses.
      Abraco e bom domingo

      Excluir
    6. Não sei se vai ser dessa vez que entrarei em ações...

      Excluir
  5. Compra ações da Eletrobrás.

    ResponderExcluir
  6. Deixa ele comigo que invisto pra vc! kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Sugestão; investir 20% desse dinheiro em criptomoedas e investir os outros 80% em títulos do tesouro. Pegue umas dicas com o Estagiário (da Blogosfera), ele manja dessas moedas.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Criptomoeda nem investimento é e sim uma aposta.

      Excluir
    2. É, mas o Viver de Renda está lucrando mais de 1 milhão com essa aposta ...

      Excluir
    3. Cara, lembre-se que o Bitcoin tb é uma criptomoeda e hoje o seu valor de mercado é de cerca de 74 bilhões de dólares. A tecnologia "por trás" do Bitcoin, a Blockchain já é adotada por várias empresas e inclusive por governos. Respeito a sua opinião, mas a essa altura do campeonato não acho que o Bitcoin seja uma aposta. Agora, existem mais de 900 criptomoedas além do Bitcoin. É óbvio que a grande maioria delas são apenas merd*, mas existem algumas (poucas) com grande potencial. Ou vc acha que daqui a cerca de 10 anos a única criptomoeda utilizada no mundo será o Bitcoin ?

      Excluir
    4. "É, mas o Viver de Renda está lucrando mais de 1 milhão com essa aposta ..." - o que não significa nada, é uma aposta e ponto final. O cara apostou e deu certo, só isso.

      "Ou vc acha que daqui a cerca de 10 anos a única criptomoeda utilizada no mundo será o Bitcoin ?" - sinceramente? Não entendo como isso pode se sustentar e ser usado daqui 10 anos. Acho que criptomoeda será o "Second life" dos investimentos. Mas posso estar completamente errado tb...

      Excluir
    5. No início da Amazon quem apostasse mil dólares naquela livraria furreca de garagem hoje seria um bilionário ...

      Excluir
    6. Sim, não acho que é errado apostar, nem critico quem o faz. Só acho que isso não é pra todo mundo, por exemplo pra mim.

      Excluir
  8. Como a inflação está baixa e os preços dos ativos esticados por causa da queda doa juros, neste momento eu deixaria na poupança. Baixíssimo risco, alta liquidez e fluxo constante de juros.
    Os fii's valorizaram muito o yeld tá baixo e há um risco tributário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O risco tributário e a queda do yeld dos FIIs é algo bem preocupante.

      Excluir
  9. Pra não ter dor de cabeça eu colocaria nas mãos do Setubal (onde ele toca vira ouro) e dividiria entre alguns Kinea's
    Todos top's e de boa liquidez.

    ResponderExcluir
  10. Tem subscrição do papel MFII a R$ 110,00. É um bom papel, pagando próximo de 0,9% a.m. e tem certeza de valorização. Já comprei as minhas quando estava a R$ 106,00.

    Diferente dos demais acima, não ponho mais nenhum centavo em TD. Os juros estão baixíssimos perdendo até para a poupança! Além disso vai contra minha ideologia.

    Tem ações de outras agências de energia além da Eletrobras que estão baratas e pagando dividendos super gordos.

    Ou você pode comprar ações de muita volatilidade e botar para aluguel, tem corretora pagando 16% a.a.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MFII é bem interessante, tenho alguns, não me sinto confortável com açoes e não faço ideia como funciona o aluguel...

      Abraço!

      Excluir
  11. Renda trimestral
    NTNB-50 - FEV-AGO 100K
    NTNB-35 - MAI-NOV 100K
    +- 2k a cada 3 meses corrigido pela inflação, se não for usar é só reinvestir.

    Abraço.
    Anon Killer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa! Simples e objetivo, precisa ver quanto deixa de rentabilidade...

      Excluir
  12. Todas as opiniões dos amigos são interessantes mais hoje eu deixaria numa poupança da caixa , e com juros no minimo 1k ia faria um consorcio pra vender posteriormente com ágio e o restante ir aplicando em FII e tesouro

    ResponderExcluir
  13. Todas as opiniões dos amigos são interessantes mais hoje eu deixaria numa poupança da caixa , e com juros no minimo 1k ia faria um consorcio para vender posteriormente com ágio e o restante dos juros ir aplicando em FII e tesouro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estratégia bem diferente, não havia pensado nisso. Dentro dessa ideia dá pra fazer muita coisa... Valeu!

      Excluir
    2. SOLDADO DO MILHAO2 de setembro de 2017 12:38

      por curiosidade, pq tem q ser poupanca da caixa? Ja os rendimentos da poupanca sao os msm em qlqr banco? Ate onde sei...claro..

      grato...

      Excluir
    3. Poupança da caixa tem diferença da garantia que é diretamente do tesouro nacional independente do saldo. O rendimento é o mesmo.

      Sardinha anônima

      Excluir
    4. Boa! Nem lembrava desse detalhe. O FGC garante 250k nas outras instituições, certo?

      Excluir
  14. Olá Corey,

    Fiquei curioso quanto a história do dinheiro.

    Grande abraço,
    Luan

    ResponderExcluir
  15. Compraria 10k em dolares em especie e o restante em titulos do governo dos eua. Abraco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1- Esse dinheiro deve render fluxo de caixa periódico

      Excluir
  16. Seguindo as dicas de FII's, dá para ver que é a modinha dos investidores, eu indico olhar 3 fundos:

    - BBPO: Contrato com o Banco do Brasil até 2022 para aluguel de agências. Então até lá tem uma renda "garantida" deste FII. Yeld atual na faixa de 0,7%;

    - FIGS: Tem renda garantida por contrato até 2019, o Yeld está na faixa de 1%;

    - AEFI: Contrato com a Kroton para a construção de 2 campis, com previsão de entrega para 2019. Yeld está na faixa de 0,8%;

    Ainda indicaria 2 FII's que já foram comentados, o CTXT e o MFII. Destes que eu coloquei aqui só não tenho o AEFI, mas devo comprar ainda este mês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BBPO me livrei a algum tempo, não acho que no longo prazo irá se sustentar

      AEFI: já tenho muito FAED e tenho dúvidas até onde essa expansão pode chegar

      Os demais desconheço, vou pesquisar.

      Valeu!

      Excluir
    2. Anôn, não se esqueça que o AEFI tem um deadline, se não entregar nada até junho/19, já era o contrato com a Kroton. E desconfio que não haverá nem renegociação de prazo nem permuta dos terrenos, é um FII pra ficar esperto.

      Excluir
    3. Total black, sou o anon q postou.... O objetivo do aefi é ficar até 2018, em 2019 vou analisar se ainda vale a pena. O mesmo vale para os outros fii's que tenho na carteira,faço uma análise periódica deles

      Excluir
  17. Compraria uns 100 a 120k em FII:
    MXRF11 (12%), MFII11 (8%), JRDM11 (20%), HGLG11 (20%), KNIP11 (20%) e FFCI11 (20%). Vai te dar um Yield por volta de 0,7% a.m. nos preços atuais.

    60 a 80k em ações
    nos preços atuais, iria de MPLU3, BBSE3, IRBR3,TAEE11, talvez ITSA3, WEGE3, COCE5.

    20 k em poupança, caso algum desses ativos desvalorizem e você possa comprar com mais desconto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante, não sei como ficaria em relação às ações mas acho que mais cedo ou mais tarde terei que entrar nelas... Fale um pouco mais dos dividendos desses papeis por favor.

      Valeu!

      Excluir
    2. Essa é a carteira da Suno Research, com exceção de FFCI11, Wege3 e Coce5

      Excluir
    3. Corey, por via de regra, as ações pagam um pouco menos de dividendo que FII.

      Alguns dos meus pensamentos:
      A Itaú vem aumentando de preços, mas sempre apresentando bons resultados. ITUSA tem banco itau + algumas outras empresas.

      BBSE é o setor de seguros do BB, que vem melhorando, pq são bastante competitivos em preço. Então acaba crecendo aos poucos e com isso os dividendos aumentam um pouquinho tb.

      Taesa (TAEE11) você recebe pela disponibilidade do serviço de transmissão de energia, independentemente do quanto foi usado. Então acho bo,.

      Wege é uma ótima empresa do BR, bem conceituada mundialmente, vem apresentando resultados crescentes, apesar do baixo Yield. Comprei pq acho q tem potencial de continuar crescendo.

      Além dos dividendos, as empresas as vezes distribuem juros sobre capital próprio, q são tributados.

      Eu fico de olho se o payout é maior q 80% (quanto da receita ela distribui). Se não for tao alto, em momentos difíceis, ela pode reter mais dinheiro p crescer e ainda manter os dividendos.

      Nas ações a gente ganha com o crescimento da empresa e com os dividendos. Por isso tento ver alguma q esteja alinhada com isso.
      O Décio Bazin fala pra, entre outras coisas, comprar a empresa q tenha um Yield de no mínimo 6%. Se ela estiver pagando menos que isso, não vale o risco, você está pagando muito caro.

      No livro dele também recomenda ver o endividamento e outras coisas (ainda estou aprendendo o básico).

      Vi que é importante verificar o ROE e o ROIC, buscando empresas que gerem resultados a partir de menos capital investido (mais eficientes), assim elas geram melhores dividendos. EX: empresa A - com 100mi de investimento - resultado de + 40mi; empresa B - com 100mi de investimento - resultado de + 15mi;
      Via de regra a empresa A será uma escolha melhor, pois tende a ir menos ao mercado buscar recursos, diluindo a participação do cotista (emitindo mais cotas); além disso ela, obviamente, consegue apresentar melhores resultados com menos dinheiro, precisando de menos dívidas, etc pra crescer.

      Não sei se me fiz entender, mas sou leigo ainda no assunto.

      Abc

      Excluir
    4. AH, ANON, que bom saber. O povo fala bem da SUno, vale a pena assinar?

      Excluir
    5. FPI, valeu por suas explicações. Sou um cara que reluta em comprar ações, na minha cabeça eu estava exposto demais em "ações" qd tinha as lojas, achava que o risco assumido já era grande o suficiente. Hoje por não ter mais lojas começo a mudar esse pensamento e volto olhares para a RV, mas ainda não me sinto confortável. Na verdade tenho uma filosofia de investimento bem simples que se resume a um só conceito: fluxo de caixa. Não compraria BRK.A, por exemplo, justamente por não me proporcionar isso.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  18. MALUF GOVERNADOR 2018!2 de setembro de 2017 19:09

    Investiria pesado em outdoors, panfletos e santinhos para a maior campanha pra Governador do Estado que São Paulo já viu, ano que vem.

    ROTA NA RUA E BANDIDO NO CAIXÃO!

    ResponderExcluir
  19. Fala Corey,

    Eu estou numa situacao muito, mas muito parecida com a sua, e vou de Tesouro Selic.

    Fiis e açoes gosto de aportar mensalmente, nao indico colocar de uma vez 200K, nem que voce divida este valor em 10 meses aplicando 20K.

    Abraçao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala VDC!

      Já fiz aportão em FII, particularmente não vejo problemas mas entendo o que vc diz, é o tipo de investimento que faz mais sentido compras periódicas.

      O tesouro anda estranho, não sei até qd vale a pena...

      Valeu!

      Excluir
  20. Fuja de Fundos de Fundos.

    Escolha vc mesmo seus FIIs, não deixe que alguém escolha por você. Anos atrás eu tinha BCFF, um puta de um fundo bom, mas que quis crescer além da conta, fez uma capitalização e dali por diante só vi piora. Nunca mais foi o mesmo.

    De preferencia a fundos monoimoveis se quiser fugir destas subscrições. Eu ODEIO elas, te força vc aumentar sua participacao em uma hora que vc gostaria de aportar em outra coisa.

    Se não te preocupas com isto, entao escolha fundos
    - multi-imoveis
    - distribuidos geograficamente
    - com contratos atipicos
    - 40% logistica / 10% Universidades / 10% shopping / 20% lajes / 20% hospitais /

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Poney, não curto muito fundo de fundos e tb me fodi imensamente com BCFF. FIIs já são complicados, fundos de fundos então são obscuros demais.

      Valeu!

      Excluir
  21. Olá Corey,

    Coloca em LCI de curto prazo até o dólar baixar de 3,00 e aí você tira do Brasil e investe em títulos que pague juros em moeda forte.

    Abçs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já tenho uma grana nos EUA investido em bonds, não é a hora de enviar mais dinheiro pq não entendo muito, é preciso estudo.

      Excluir
  22. Eu colocaria em um fundo de crédito privado, vai te render mais que tesouro e poupança e sem uma grande volatilidade. Quando tiver objetivos mais claros você pode sacar tudo de uma vez ou aos poucos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendo, dê um exemplo por favor. Valeu!

      Excluir
    2. Um fundo de investimento de crédito privado vai investir em ativos de renda fixa como LCs, CDBs e Debentures, por isso você vai ter um rendimento um pouco acima do tesouro já que em teoria os ativos tem mais risco. Mas como se trata de um fundo ele vai ser muito mais diversificado do que você conseguiria comprando os ativos diretamente. Se você não está disposto a travar em um investimento de ~5 anos (RF) para conseguir uma boa rentabilidade o fundo é um bom meio termo, vai te dar rendimentos acima de 100% do CDI mas te manter bem liquido caso resolva usar o dinheiro para outra coisa.

      De memória eu conheço o Sparta Top, que é D+30, e um fundo da Artesanal (que não me recordo exatamente qual) que acho que é D+3 mas tem mais volatilidade (pra um fundo RF, nem se compara a volatilidade de um RV). Sua corretora pode ter outras opções mas certamente deve ter pelo menos uma.

      Excluir
  23. FIIS, porem investir toda essa grana direto em FIIs deve ser arriscado, pois qualquer desvalorização o impacto sera grande, mas é uma boa oportunidade, compre fiis de tijolos, shoppings, galpões e desenvolvimento, uma vez que a economia esta aquecendo e saímos do retrocesso.

    Se quiser algo mais safe, fundos multimercados.

    Abracos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho FII pra kct, se for investir mais nisso será uma parte dessa grana, não tudo.

      Excluir
  24. Olá Corey!

    Proposta interessante essa sua! Parabéns!
    A propósito, vou adicioná-lo na lista dos blogs q sigo na minha página!

    Mandaria todo o dinheiro para terra do tio sam! Hedge para proteção da desvalorização do real que acredito que virá. Para a questão da renda passiva, aplicaria em:
    - REITs
    O
    OHI
    SKT
    - Ações
    MO
    PM
    XOM
    CVX
    CAH
    - Mpls
    ETP
    OXY
    BPL
    Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante estratégia mas como disse acima já tenho uma grana lá e não me sinto confortável em enviar mais pq não manjo muito. Valeu!

      Excluir
  25. O que eu faria:
    R$85.000,00: 2000 FIBR3 a R$42.75 (preco de hoje).
    R$115.000,00: LCA com liquidez diária.
    Interessante essa sua questao e ver várias sugestoes.
    Daqui 6 meses vc pode fazer um novo post e verificar o que virou e o que viraria esses 200k com tantas sugestoes.
    Eu anotei aqui no google finance essa entrada que disse acima e me comprometo a voltar com o resultado em abril.
    Abracao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Mineiro, fique a vontade pra retornar aqui e contar no que deu, o espaço estará disponível!

      Excluir
  26. Fala Corey, nem vou dar uma dica em especifico pois o pessoal que já comentou aqui quase todos são mais gabaritados que eu para dar opiniões, a única coisa que seria importante é diversificar, dá preguiça eu sei, mas é importante diversificar, de resto que tenha sorte e sucesso em investir duzentão !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, quero uma boa diversificação, pelo menos em frações de 25%.

      Excluir
  27. A Bolsa de Valores teve uma valorização considerável, porém muitos dizem que isso é um vôo de galinha.

    Será que ainda dá pra pegar carona nessa fase boa ou ela está terminando?
    Caso a fase boa tenha terminado qual seria o investimento ideal?
    Aceito sugestões, pois estou mais perdido que surdo em bingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como disse não acho que é a hora pra mim entrar na bolsa, RF já me satisfaz.

      Excluir
  28. Corey, não vou te falar o que fazer mas vou falar o que eu estou fazendo, depois vc tira suas conclusões. Eu tenho um montante de uma posição que me desfiz este mês, um valor razoável mas bem menor que esses seus 200 mil. Minha carteira é 100% RF, passei esse ano todo aportando em debêntures em função da rentabilidade mas esse valor que recebi vai ficar na poupança. Isso mesmo, poupança, até haver uma certeza maior sobre o futuro. O destino futuro dele é NTNB com maior prazo possível. Não invisto agora pois as taxas estão muito baixas, com toda a flutuação que haverá ano que vem, a probabilidade de vc encontrar taxas acima de 6% + IPCA são muitas. Se vc comprar agora, na casa dos 5 % terá que se acostumar a ver o valor face negativo em caso de aumento das taxas. Alguns podem dizer que a diferença entre 5 e 6 % é mínima, só que durante a aplicação, a diferença é significativa. Um título NTNB 2019 comprado em 2014 a 6,5% acumula hj um ganho real de 8 % + IPCA. Essa é a diferença de entrar no momento certo.

    ResponderExcluir
  29. Corey.. se eu fosse voce faria o seguinte (minha opiniao). Colocaria esses 200k em algum fundo de liquidez diaria.. Tiraria todo mes uns 2k, 3k dele para investir em FII, ou otra coisa. Faria isso ate perto das eleicoes ano q vem. Aposto voce que provavelmente os indices de bovespa vao despencar. Caso a reforma da previdencia nao saia, tambem teremos quedas substanciais na renda variavel. aí será a hora de voce fazer a jogada. Abraço

    ResponderExcluir
  30. Entendi que não deseja correr grandes riscos, mas por que não investe em fundos multimercados? Eu aumentei minha exposição nesta categoria recentemente, e tem me rendido ótimos frutos. Mesmo que uma parte seja de ações, também há um percentual em investimentos mais conservadores, em muitos casos. A não ser que queira correr mais riscos. Tem um monte pra analisar, você pode equilibrar retorno/risco, e surfar mais a onda da bolsa ter melhorado substancialmente.

    Além disso, você pode tirar seu dinheiro quando bem entender, se quiser. Normalmente são poucos dias pro dinheiro estar disponível.

    ResponderExcluir
  31. eu aportava tudo em KNCR11 (maior fundo de papel do Brasil, adm. pelo banco Itaú)... a meta dele é pagar 100% CDI ou até mais...

    ResponderExcluir
  32. Fluxo de caixa periódico, de baixo risco, sem investimento direto em imóveis? Poupança. Aparentemente a da CEF tem alguma vantagem além do FGC que a preguiça não me permitiu pesquisar ainda.

    ResponderExcluir
  33. Só tem mestre aqui e como sou muito mais muito donkey vou falar o que eu estou fazendo mas o bonde está quase passando mas ainda dá tempo de entrar. Ponha tudo em NTNB2050 com juros semestrais mas estou estou colocando só na NTNB2045 sem juros semestrais já estou com um ganho muito grande e antes eu coloca na NTNB2035 e minha parcela nessa modalidade já dobrou meu dinheiro. Tudo está muito caro no momento e o governo será obrigado a baixar os juros então a oportunidade de ganhar muito com o menor risco são nesses títulos.

    ResponderExcluir
  34. Cara, um valor alto desses eu manteria uma parte boa, talvez 50% na poupança/tesouro selic para aportar mensalmente, e os outros 50% seriam assim.

    RBBV11: Fundo de Desenvolvimento Imobiliário, indo bem, com boas perspectivas que a RMG nem diferença faz. 5% ou menos.

    CXRI11: Boa Gestão CAIXA-Rio Bravo, é um FoF mas com boa gestão, taxa de adm justa e fiis investidos seguros, sólidos. até 5%

    Tesouro IPCA: 10% sendo divididos igualmente em dois ou três vencimentos sem cupom.

    HGRE11: Está caro? dizem que sim, mas eu confio nessa gestão 10% aqui

    HGBS11: 10% e dispensa comentários :)

    DOMC11: Eu apostaria na vacância, aqui é quase um trade, o valor patrimonial do prédio está bem alto e o preço da cota baixo em relação a isso, e o risco são os recebíveis que foram securitizados. Acredito que a vacância vai diminuir nos próximos anos, o prédio é TOP e fica fora de SP, mas numa cidade com PIB para ser capital de vários estados. 5%

    FFCI11: Multiinquilino, multiimóvel e gestão ativa, ponto contra é que a participação não é alta nos prédios, mas um bom ativo. 5%

    Abração!!!

    ResponderExcluir
  35. As taxas de juros estão baixando. Acho que vale comprar Tesouro IPCA+ 2045 (NTNB Princ), pois ainda está com taxa acima de 5%.
    Não é necessário esperar o vencimento pra sacar, então acho que dá pra tirar um bom lucro dai a uns dois anos.

    ResponderExcluir
  36. Primeira coisa:
    Fuja da poupança!! Esqueça esse negócio de liquidez, taxa de juros estão baixas..daqui a pouco entra a regra dos 70% da SELIC e seu dinheiro vai render menos ainda num produto de liquidez mensal. Melhor colocar num fundo DI com liquidez diária e taxa de administração de 0,2 que já renderá mais que a poupança.
    Segundo: você precisará desse dinheiro para quando? Ou você nao tem nenhum compromisso com esse dinheiro (tipo entrada em uma nova sociedade, empreendimento novo, compra de imóvel, etc...)? Digo isso pq é o primeiro passo pra voce dividir esse montante, e saber quando irá sacar a grana.

    ResponderExcluir
  37. Com 200k na mão eu viveria só de meus investimentos na Bolsa. Colocaria tudo na Renda Fixa de uma corretora e a usaria tb como margem pra operar Mini Dolar.

    ResponderExcluir

Os comentários desse blog são moderados, ou seja, passam pelo meu controle antes de serem publicados. Esse é o motivo pelo qual seu comentário não aparecerá logo após você clicar em "Publicar", portanto não precisa postar 2 ou 3 vezes! Posso demorar, mas publicarei e responderei todos os comentários que não contenham trolagens, intrigas, propagandas e baixo nível.